EnglishPortugueseSpanish

O uso de atividades experimentais no ensino de Física

Resumo do projeto

A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um experimento da bobina de Tesla como ferramenta de ensino e aprendizagem no ensino da física e compreender sua importância em nosso cotidiano. Diversos adjetivos como, abstrata, difícil, incompreensível, chata, são associados à disciplina de Física, vista por muitos como acessível apenas a cientistas ou a pessoas com desenvolvimento intelectual diferenciado. Durante o Ensino Médio, a disciplina Física é um dos motivos de desinteresse dos alunos, atrelam-se a teoria, ficam preocupados e presos a fórmulas, equações físicas, sem entendê-las, minimizando o valor de grandes descobertas e inventos que contribuíram para nosso avanço tecnológico. Assim, percebeu-se a necessidade de trabalhar com atividades experimentais no ensino da física, especificamente na construção de um protótipo da bobina de Tesla para proporcionar aos alunos explorar, discutir e compreender os fenômenos da física e associá-los a sua realidade. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em um levantamento bibliográfico, coleta e seleção de materiais alternativos e de baixo custo para construção do experimento e realização dos testes e aplicação. Os resultados associados à proposta de ensinar física utilizando atividades experimentais torna consideravelmente o ensino melhor contextualizado, trazendo, para tanto, aprendizados sistematizados de saberes científicos voltados para a compreensão da realidade cotidiana. Palavras chaves: experimento, bobina Tesla, ensino da Física. A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um experimento da bobina de Tesla como ferramenta de ensino e aprendizagem no ensino da física e compreender sua importância em nosso cotidiano. Diversos adjetivos como, abstrata, difícil, incompreensível, chata, são associados à disciplina de Física, vista por muitos como acessível apenas a cientistas ou a pessoas com desenvolvimento intelectual diferenciado. Durante o Ensino Médio, a disciplina Física é um dos motivos de desinteresse dos alunos, atrelam-se a teoria, ficam preocupados e presos a fórmulas, equações físicas, sem entendê-las, minimizando o valor de grandes descobertas e inventos que contribuíram para nosso avanço tecnológico. Assim, percebeu-se a necessidade de trabalhar com atividades experimentais no ensino da física, especificamente na construção de um protótipo da bobina de Tesla para proporcionar aos alunos explorar, discutir e compreender os fenômenos da física e associá-los a sua realidade. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em um levantamento bibliográfico, coleta e seleção de materiais alternativos e de baixo custo para construção do experimento e realização dos testes e aplicação. Os resultados associados à proposta de ensinar física utilizando atividades experimentais torna consideravelmente o ensino melhor contextualizado, trazendo, para tanto, aprendizados sistematizados de saberes científicos voltados para a compreensão da realidade cotidiana. Palavras chaves: experimento, bobina Tesla, ensino da Física.

Alunos

Rebeca Costa Duarte

Orientadores

Danielle Alessandra Pereira de Brito

Instituição

Instituto Nacional Leva Ciência
Macapá /
  AP –
  Brasil

Votação popular*

Gostou? Então vote e compartilhe agora:

320+

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
24 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maxlene
Maxlene
1 ano atrás

Muito bom esse projeto.

15+
Soraya Christina Pereira
Soraya Christina Pereira
1 ano atrás

Excelente ferramenta lúdica para ajudar os alunos a entenderem e compreenderem os estudo da física.

11+
Alcineia
Alcineia
1 ano atrás

Muito bom tudo que ajuda as pessoas a comprrender melhor e ter uma facilidade de manejo é bem vindo parabéns ótimo projeto

10+
Elizabete silva
Elizabete silva
1 ano atrás

Projeto maravilhoso tá de parabéns 👏👏👏👏

9+
Victor Giralt
Victor Giralt
1 ano atrás

Muito bom

5+
Lara marques
Lara marques
1 ano atrás

Excelente projeto!

6+
Giulia de Lurdes
Giulia de Lurdes
1 ano atrás

Super apoio sua idéia
Tens meu apoio

5+
CLAUDIO CLEIBSON PEREIRA DA SILVA
CLAUDIO CLEIBSON PEREIRA DA SILVA
1 ano atrás

Ótimo projeto

4+
Lucas Maia
Lucas Maia
1 ano atrás

Muito interessante esse trabalho

3+
Josue Saulo Bransford Cardoso
Josue Saulo Bransford Cardoso
1 ano atrás

Swm dúvidas só irá acrescentar na sociedade contemporânea

4+
Adriele
Adriele
1 ano atrás

Muito bom projeto, compreendi perfeitamente

3+
Thiago
Thiago
1 ano atrás

Projeto maravilhoso, bem elaborado.

3+
Ketllen Oliveira
Ketllen Oliveira
1 ano atrás

Excelente projeto!

4+
Samilly Pantoja.
Samilly Pantoja.
1 ano atrás

Muito bom, com certeza irá ajudar muito nós que somos alunos.

3+
Inaldo júnior
Inaldo júnior
1 ano atrás

De grande relevância para dissipar o conhecimento a toda pessoa. Parabéns aos envolvidos nesse produtivo trabalho.

3+
joana
joana
1 ano atrás

perfeito

1+
Guajarina Sousa
Guajarina Sousa
1 ano atrás

O projeto mostra como a Física pode ser mais acessível. Parabéns aos pesquisadores. Sucesso.

1+
Vitória silva
Vitória silva
1 ano atrás

Esse projeto tá perfeito

1+
Isabela
Isabela
1 ano atrás

Muito bom mesmo!!!

0
Hygor Lopes
Hygor Lopes
1 ano atrás

Parabéns pelo projeto 👏👏 Excelente !

0
Afonso
Afonso
1 ano atrás

Seu projeto é muito legal, desse jeito vc só vai crescer na vida, parabéns.

0
Agatha
Agatha
1 ano atrás

Muito bom ajuda muito os alunos é
Bem divertido.

0
Patrícia Nazário
Patrícia Nazário
1 ano atrás

Parabéns pelo protagonismo e responsabilidade com a educação pública.

1+
Rubia Suzana
Rubia Suzana
1 ano atrás

Rebeca um ótimo incentivo à alunos e professores também, o valor do pesquisar, do descobrir e do aprender. Parabéns

1+

Votação popular*

Gostou? Então vote e compartilhe agora:

320+

Alunos

Rebeca Costa Duarte

Orientadores

Danielle Alessandra Pereira de Brito

Instituição

Instituto Nacional Leva Ciência
  AP –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais
24
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 26/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: