EnglishPortugueseSpanish

MOVE – Software de Auxílio Psicomotor

Resumo do projeto

A atividade física é importante e essencial para quem quer ter uma vida saudável e evitar problemas de saúde. Segundo o IBGE (2019), “Entre 2003 e 2019, a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade do país mais que dobrou, passando de 12,2% para 26,8%”. É possível identificar que as pessoas diminuíram a prática de exercícios nos últimos anos. Ao longo da vida essa prática se torna ainda mais relevante, pois ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e na manutenção da imunidade. Durante a pandemia as pessoas têm ficado mais sedentárias, devido ao distanciamento social e a diminuição da frequência da prática de exercícios físicos. Pensando nisso, desenvolveu-se um aplicativo no ambiente Android Studio, que estimula e auxilia na prática de algumas atividades físicas, sendo o celular utilizado como instrumento e instrutor. Os exercícios presentes no software foram selecionados e pensados com o auxílio de um profissional de educação física e todos eles são exemplificados por meio de uma imagem no aplicativo. As atividades do aplicativo foram baseadas na psicomotricidade, que se refere a qualquer resposta que envolva aspectos motores e psíquicos, tais como os movimentos corporais coordenados pela mente. Duas atividades do programa são para exercitar as mãos e braços, uma para o equilíbrio e a outra para memória. O aplicativo possui um menu onde é possível selecionar essas atividades. Para a memória foi desenvolvido um jogo da memória convencional, com cinco pares de imagens, onde o objetivo da atividade é achar os pares no menor tempo possível, sendo esse tempo exibido ao final. Para a parte do equilíbrio, foi implementado uma atividade com três níveis de dificuldade e um sistema de captação de movimentos bruscos com o acelerômetro do aparelho celular, que exibe a contagem dessas movimentações ao final do exercício. Para o monitoramento das atividades físicas utilizou-se o sensor de rotação de jogo do smartphone, uma junção do Acelerômetro com o Giroscópio. Foram utilizados os valores da resultante dos 3 eixos (X, Y e Z) do sensor na captação dos movimentos realizados com o dispositivo. Inicialmente esses valores são fornecidos em números quaterniões e, posteriormente, convertidos em ângulos de Euler, para facilitar a sua manipulação. O programa é capaz de analisar o movimento, indicando os erros de execução, através da alteração das cores de fundo do aplicativo, sendo a cor verde para correto e vermelho para incorreto. Ao final do exercício o aplicativo emite um relatório, exibindo os erros de execução e a amplitude do movimento. Os testes realizados comprovam o funcionamento do sistema e permitem afirmar que o objetivo foi alcançado. O software propõe atividades ao usuário e verifica se estas estão sendo realizadas de maneira correta. Os exercícios propostos podem ser facilmente aplicados em áreas como a fisioterapia e utilizados por pessoas que desejam fortalecer mãos e braços, equilíbrio e a memória.

Alunos

Artur Bernardo de Souza Santos
Bruno Gabriel Berwanger

Orientadores

Marco Cesar Sauer

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Novo Hamburgo /
  RS –
  Brasil

Votação popular*

Gostou? Então vote e compartilhe agora:

182+

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luana
Luana
4 meses atrás

Parabéns Artur e Bruno!!! Gostamos muito do seu trabalho, somos uma empresa e queremos lhe incentivar em relação ao futuro.
Nos chame no whatsapp 982951815
E boa sorte no seu projeto ❤

3+
Leo Weber
Leo Weber
4 meses atrás

Parabéns. Excelente trabalho.

1+
Carolina
Carolina
4 meses atrás

Vocês estão apresentando algo que pode ajudar muitas pessoas e auxiliar muitos profissionais no acompanhamento! Parabéns pela idéia e desenvolvimento do projeto!

1+
Kelly
Kelly
4 meses atrás

Parabéns pelo projeto. ✊🏾🙅🏾‍♀️👊🏽

2+
Ana Fernandes
Ana Fernandes
4 meses atrás

Parabéns guris!! Excelente trabalho e apresentação!! Abraços

1+
Deise Margô Müller
Deise Margô Müller
4 meses atrás

Orgulhosa de vocês!!! Que caminhada linda de formação profissional e humana. Neste ano, persistir e cumprir metas foi muito difícil!! Parabéns pelo resultado alcançado!!

1+
Cíntia Allebrandt
Cíntia Allebrandt
4 meses atrás

Parabéns guris!! Projeto muito relevante e muito bem desenvolvido!

1+
Rosélia da Silva
Rosélia da Silva
4 meses atrás

Parabéns Artur e Bruno pela apresentação do trabalho e pela eficácia do aplicativo.

1+
Esdra
Esdra
4 meses atrás

Parabéns guris, projeto ótimo!

1+
Rafael Nunes
Rafael Nunes
4 meses atrás

Parabéns, muito bom mesmo, vejo um futuro brilhante, abração Rafael Nunes ZuberZ

1+
Eduardo Tamborero
Eduardo Tamborero
4 meses atrás

Parabéns Artur e Bruno, ótima ideia.

1+

Votação popular*

Gostou? Então vote e compartilhe agora:

182+

Alunos

Artur Bernardo de Souza Santos
Bruno Gabriel Berwanger

Orientadores

Marco Cesar Sauer

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Novo Hamburgo /
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Conheça outros projetos

Confira a apresentação de outros projetos científicos que também estão concorrendo:

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESTRELA – EEEPE
ESTRELA /
RS –
Brasil
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus osório
Osório /
RS –
Brasil
Colégio Luterano Arthur Konrath.
Estância Velha /
RS –
Brasil
11
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 09/12 às 23:59 de 10/12.