EnglishPortugueseSpanish

Gerenciador de Redes Robóticas Automatizadas

Resumo do projeto

Os robôs de armazéns são uma realidade na indústria de logística atual. Esse segmento está em crescimento e pode atingir o valor de 4,44 bilhões de dólares em 2020. Com a implementação desses robôs, na Amazon por exemplo, é possível perceber o avanço tanto em questão de valorização do trabalho humano, pois o trabalho repetitivo de carregar as mercadorias agora é feito por robôs, quanto na capacidade de trabalho pois por ser um sistema automatizado ele se torna muito mais eficiente na logística e controle desses pacotes. Então por que esse sistema não é implementado em vários armazéns de menor escala? Isso deve se a sua alta especificidade para cada sistema. Pensando nisso, o objetivo do projeto é desenvolver um sistema que seja capaz de gerenciar esses robôs em um mapa pré-definido e em conjunto com o usuário, ou seja, o usuário poderá controlar, remotamente, os robôs através da interface. Seu funcionamento se deu da seguinte maneira: O usuário montou um mapa pelo local com linhas no chão, essas linhas serviram para o robô se guiar, e com códigos de barras onde o robô parava para realizar alguma função. Após feito isso o usuário desenhou, no software de interface, um mapa igual feito anteriormente porém esse de maneira virtual. Esse segundo mapa serviu para mostrar a posição dos robôs de maneira gráfica no aplicativo. Após isso, já possuindo um robô físico, ele criou um modelo virtual do mesmo. Então ele conectou o aplicativo ao servidor e esse estabeleceu uma conexão com o robô que estava em uma posição inicial padrão. A partir daí o usuário pode comandar o robô, dizendo para onde ele deveria ir, usando a interface e o servidor cuidou dos processos inerentes ao restante como a identificação dos códigos de barras e das linhas. Para isso foi necessário dividir o projeto em três partes: O desenvolvimento do robô, o desenvolvimento do servidor que gerenciará os robôs a partir dos comandos do usuário e o desenvolvimento do software que irá interagir com o usuário. Para isso foi criado um robô para que ele possa ser comandado, ele não engloba a parte do transporte de cargas pois o objetivo do projeto é o sistema de controle. O servidor foi desenvolvido para que possa trabalhar sozinho a partir do comando usuário, ele suporta, de maneira testada, dois robôs, porém tem base de código para suportar muito mais robôs. A interface de usuário foi concebida para que se possa controlar os robôs da maneira mais intuitiva o possível. A partir disso foi possível elaborar cada parte de maneira separada e integra-las no final. O sistema funcionou de maneira satisfatória. Ele é capaz de realizar a interação entre todas as etapas do processo, realizar a comunicação entre todos os dispositivos, sem que hajam quedas, a partir do comando do usuário foi possível traçar a rota mais eficiente até o ponto desejado, realizar a detecção das linhas e dos pontos e o servidor é capaz de operar os robôs de forma automatizada.

Alunos

Lucas Vargas da Silva

Orientadores

Augusto Bemfica Mombach

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Novo Hamburgo /
  RS –
  Brasil

Votação popular*

Gostou? Então vote e compartilhe agora:

24+

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Miguel Fensterseifer
Miguel Fensterseifer
1 ano atrás

Lucas, o seu projeto está muito bom!
Caso queira adicionar mais funcionalidades no padrão da indústria, recomendo acrescentar tópicos de comunicação em ROS (ROS-1) e preparar para configuração swarm.
Isso não alterará a forma como o seu robô se move, mas possibilitará a comunicação com outros robôs através de um protocolo padrão.
Também fiz eletrônica no Liberato e hoje dou aulas de robótica para engenharia de computação. Deixo meu e-mail caso o assunto interesse.

2+
Leo Weber
Leo Weber
1 ano atrás

Parabéns. Excelente projeto.

2+
Luana
Luana
1 ano atrás

Parabéns Lucas!!! Gostamos muito do seu trabalho, somos uma empresa e queremos lhe incentivar em relação ao futuro.
Nos chame no whatsapp 982951815
E boa sorte no seu projeto ❤

1+
Ana Fernandes
Ana Fernandes
1 ano atrás

Muito bom Lucas!! Parabéns!! Abraços

1+
Deise Margô Müller
Deise Margô Müller
1 ano atrás

Lucas!!Que lindo trabalho, parabéns! Muito bem explicado, até eu entendi a parte eletrônica!!

1+
Rosélia da Silva
Rosélia da Silva
1 ano atrás

Parabéns Lucas, linguagem clara e didática em sua apresentação.

2+

Votação popular*

Gostou? Então vote e compartilhe agora:

24+

Alunos

Lucas Vargas da Silva

Orientadores

Augusto Bemfica Mombach

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais
6
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 26/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: