EnglishPortugueseSpanish

Estufa automatizada de baixo custo para uso em pequenos espaços

Resumo do projeto

O presente projeto consiste em uma pesquisa tecnológica que busca a construção de um protótipo de uma estufa automatizada para uso em pequenos espaços, utilizando o Arduino Uno para a automação, visando que seja economicamente mais viável em relação a um modelo equivalente já existente e que possa fornecer o ambiente necessário para o crescimento das hortaliças. O trabalho se iniciou com uma pesquisa bibliográfica sobre as condições climáticas de iluminação, temperatura e de um sistema de irrigação favorável às plantas. Também foram realizadas pesquisas sobre o Arduino Uno e os sensores e equipamentos que serão utilizados no desenvolvimento do protótipo. Após realizar as pesquisas, efetuamos a programação dos sensores e suas respectivas ligações elétricas utilizando o simulador Proteus 8.9, que nos permitiu realizar os testes e verificar que os sensores estão funcionando de acordo com os parâmetros programados. Posteriormente, realizamos a montagem do circuito da estufa em uma protoboard, obtendo êxito nos testes. Para a construção da estrutura, realizamos o projeto da estrutura da estufa utilizando o software de desenhos 3D Solidworks, sendo a projeção feita em madeira MDF revestida, para que não sofra inchamento com a umidade. Após o projeto, iniciamos a construção da estrutura, restando pequenas etapas para a conclusão. Ao efetuarmos o levantamento de custos dos materiais, foi possível concluir que nosso protótipo atenderá ao objetivo de reduzir custos em relação ao modelo equivalente escolhido, devido ao fato de que os custos restantes a serem levantados não são elevados. Concluídas as simulações da automação e a construção da estrutura, realizaremos a instalação dos equipamentos na estufa, permitindo assim que sejam realizados os testes da programação, verificando se os parâmetros programados funcionarão conforme o previsto para o crescimento saudável das hortaliças. Instalada a automação, pretendemos realizar o plantio de mudas de agrião, cebolinha, manjericão, rúcula e salsinha, utilizando como vasos potes de sorvete de 1 litro, reutilizando um material que seria possivelmente descartado. Posteriormente, faremos um acompanhamento semanal do desenvolvimento das hortaliças, no tempo em que forem submetidas ao ambiente da estufa, registrando o crescimento através de fotos. Portanto, as etapas do projeto desenvolvidas até aqui nos permitiram concluir que a programação dos sensores para o controle do clima está funcionando como esperado, restando apenas que efetuemos a instalação das cargas que controlarão o ambiente interno. Também constamos que somados os custos com os equipamentos elétricos e com a madeira MDF, será possível construir uma estufa automatizada com um custo menor do que o modelo equivalente já existente no mercado. Palavras – chave: Arduino Uno. Estufa automatizada. Baixo custo.

Alunos

Bernardo Gabardo
Eduardo Lamarque Ewald

Orientadores

Amaury Silva Junior
Giovani Gabardo
Lucas da Silva Machado

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Novo Hamburgo /
  RS –
  Brasil

Votação popular*

Gostou? Então vote e compartilhe agora:

144+

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Evelin Schneider
Evelin Schneider
10 meses atrás

Parabéns! Projeto incrível!

7+
Bruno Ewald
Bruno Ewald
10 meses atrás

Projeto bem embasado, fundamentado, em que os alunos demonstram amplo domínio técnico na construção do trabalho. Parabéns !

4+
Andréia
Andréia
10 meses atrás

Parabéns, muito bom 👏🏻

4+
Bola d fogo
Bola d fogo
10 meses atrás

Parabéns…👏👏👏👏👏

3+
Pablo
Pablo
10 meses atrás

Muito bom. Parabéns pelo projeto!

3+
Luana
Luana
10 meses atrás

Parabéns Bernardo e Eduardo!!! Gostamos muito do seu trabalho, somos uma empresa e queremos lhe incentivar em relação ao futuro.
Nos chame no whatsapp 982951815
E boa sorte no seu projeto ❤

2+
Simone
Simone
10 meses atrás

Que bacana!! Parabéns!!

4+

Votação popular*

Gostou? Então vote e compartilhe agora:

144+

Alunos

Bernardo Gabardo
Eduardo Lamarque Ewald

Orientadores

Amaury Silva Junior
Giovani Gabardo
Lucas da Silva Machado

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Conheça outros projetos

Confira a apresentação de outros projetos científicos que também estão concorrendo:

Colégio Nossa Senhora da Luz
Salvador /
BA –
Brasil
7
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 09/12 às 23:59 de 10/12.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: