EnglishPortugueseSpanish

Digerindo o Glúten: obtenção de bactéria recombinante para produzir enzimas que digerem a Gliadina

Resumo do projeto

Glúten é um conjunto de proteínas de estrutura semelhante presentes geralmente em alimentos ricos em carboidratos como pão, massas, cerveja, dentre outros. Existem algumas pessoas que possuem a chamada doença celíaca (DC), que após ingerirem o glúten, têm uma reação inflamatória no seu intestino. Um peptídeo do glúten, a gliadina, promove a produção de anticorpos que atacam as células deste órgão que formam as vilosidades. Os celíacos possuem as junções entre as células do intestino delgado mais permeáveis aos peptídeos do glúten, e têm leucócitos com receptores que se ligam mais firmemente à gliadina, aumentando a autoimunidade, além disso apresentam proteases ineficientes para digerir os peptídeos ricos em prolina do glúten. Há diversos trabalhos sendo desenvolvidos estudando a caracterização e produção de enzimas para a digestão da gliadina,tanto para aplicações na indústria como na saúde. Este projeto propõe obter uma enzima que faça a digestão eficiente da gliadina, utilizando como base o genoma da bactéria Caulobacter crescentus. Esta bactéria possui um gene que codifica uma enzima prolil oligopeptidase, da família S9 das serina peptidases, que poderia ter a capacidade de digerir peptídeos como a gliadina, já que promove a clivagem de oligopeptídios logo após prolinas ou alaninas. Para testar a hipótese do presente projeto foi realizada a extração de DNA genômico da bactéria Caulobacter crescentus e primers específicos foram desenhados para amplificar o gene CCNA_03801 pela técnica de PCR. O gene amplificado será clonado em um vetor e introduzido na bactéria E. coli para maior expressão da enzima prolil oligopeptidase. A enzima será posteriormente extraída para caracterização de sua ação na digestão da gliadina. A extração do DNA cromossômico da bactéria C. crescentus foi confirmada por eletroforese em gel de agarose. O gene CCNA_03801 foi amplificado pela técnica de PCR e os primers desenhados foram específicos para este gene, já que foi detectada somente uma banda no gel de tamanho ~2.200 pb. O fragmento amplificado foi ligado primeiramente ao vetor pCR-Blunt. Bactérias E. coli foram transformadas e várias colônias foram observadas nas placas. Foi realizado a purificação dos plasmídeos de 10 colônias. Os próximos passos serão a confirmação da clonagem e a clonagem no vetor pET28 para expressar a proteína. Os resultados avaliados em conjunto poderão contribuir para o desenvolvimento de uma enzima que pode ajudar os celíacos a digerir peptídeos do glúten. Dado que o tamanho esperado do produto do PCR era de 2.263 pb, concluímos que o gene CCNA_03801 foi amplificado, já que os primers foram específicos e o tamanho do gene está de acordo com o GenBank/NCBI.

Alunos

Gustavo Forte

Orientadores

Camila Lauand Rizzo
Sandra Maria Rudella Tonidandel

Instituição

Colégio Dante Alighieri
São Paulo /
  SP –
  Brasil

Votação popular*

Gostou? Então vote e compartilhe agora:

55+

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Cananea Lemos
Rodrigo Cananea Lemos
1 ano atrás

Gustavo, meus parabéns pelo teu trabalho! Embora a pandemia pausou teu processo de pesquisa, já traz um robusto e interessante conteúdo. Certeza de que trará muitos benefícios aos que passam pela dificuldade com o glúten. Sucesso!

2+
Rosa Taís da Silva
Rosa Taís da Silva
1 ano atrás

Parabéns pelo trabalho, este tema é extremamente importante para os celíacos, sucesso!

1+
Felipe
Felipe
1 ano atrás

😀😀😀😀😀6

1+
Joao
Joao
1 ano atrás

Parabéns pelo trabalho 👏🙏

1+
M. Seixas
M. Seixas
1 ano atrás

Muito bom! O seu trabalho tem uma relevância social muito importante!

1+
JULIANA
JULIANA
1 ano atrás

Tenho sensibilidade ao glúten e minha amiga tem doença celíaca, gratidão por pesquisar sobre esse tema, espero que em breve continuem as pesquisas e possam nos ajudar.

0

Votação popular*

Gostou? Então vote e compartilhe agora:

55+

Alunos

Gustavo Forte

Orientadores

Camila Lauand Rizzo
Sandra Maria Rudella Tonidandel

Instituição

Colégio Dante Alighieri
  SP –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais
6
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 26/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: