EnglishPortugueseSpanish

BIOMAMA – Dispositivo de identificação de nódulos mamários através da bioimpedância

2º lugar

Resumo do projeto

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram diagnosticados mais de 2,2 milhões casos de câncer de mama, sendo o responsável por atingir o maior número de pessoas no mundo. Atualmente, o exame mais comum para detectar a presença de nódulos mamários é a mamografia, e sua realização é feita através de um procedimento dolorido e incomodo, pois, para efetuá-lo é necessário a compressão das mamas. Devido a essa característica do exame, acaba gerando uma resistência para o comparecimento de mulheres em seus exames periódicos. O projeto de pesquisa apresentado neste relatório é o desenvolvimento de um protótipo capaz de detectar precocemente a presença de um nódulo mamário utilizando a bioimpedância elétrica, ele servirá como um diagnóstico complementar. O dispositivo possibilita a detecção de um possível nódulo mamário, seja ele benigno ou maligno, através de um processo indolor, seguro, eficaz e rápido. Isto é possível pois o tecido do nódulo apresenta uma impedância elétrica diferente dos tecidos saudáveis presentes na mama, como músculos e gordura, por exemplo. A proposta do protótipo se constitui em um dispositivo de medição da bioimpedância da mama que se baseia em um circuito com base na corrente de Howland e componentes como o amplificador operacional de instrumentação INA128P e o amplificador de entrada LF412N. Este circuito tem o papel de introduzir uma baixa corrente com uma alta frequência (na casa dos 50 kHz) no tecido mamário através de dois eletrodos, outros dois eletrodos posicionados na mama terão a função de medir a tensão e o ângulo de defasagem por um osciloscópio, ou outro dispositivo, de forma que a impedância possa ser calculada. A análise dos dados obtidos será realizada através de um software que irá comparar os resultados com valores de referência obtidos anteriormente. Essa comparação da medição com os valores de referência irá indicar se há uma possível presença de nódulos mamários, pois uma mama com tecidos apenas saudáveis possui uma impedância maior que uma mama com a presença de nódulos. Até o momento, foram realizados a montagem do protótipo e testes no laboratório de medidas do curso de eletrotécnica, e durante os testes foi constatada a praticidade da medição da bioimpedância utilizando o circuito proposto, precisando apenas de alguns aperfeiçoamentos que serão realizados após o recesso escolar. A pesquisa aqui apresentada é de natureza tecnológica e foi adotado diversos procedimentos técnicos que a classificam como experimental, visto que faz estudos com protótipo. Além disso, pode ser classificada como qualitativa, pois tem o objetivo de análise de dados após a construção de um protótipo eficaz, baseado em pesquisas teóricas. Palavras-chave: Bioimpedância elétrica. Nódulos mamários. Medição.

Alunos

Luiz Fernando Ilha de Lima
Alessa Carolina Marques

Orientadores

Vinícius André Uberti

Instituição

FEICIT – FEIRA INTERNA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  RS –
  Brazil

Votação popular*

Gostou? Então vote e compartilhe agora:

26+

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wendel Henrique
Wendel Henrique
6 meses atrás

Parabéns pelo projeto!

1+
Mariana Sales
Mariana Sales
6 meses atrás

Que projeto lindo! Parabéns!

1+
Raquel Vieira Sebastiani
Raquel Vieira Sebastiani
6 meses atrás

Parabéns! Como uma das pessoas que seria beneficiada com esse tipo de inovação, torço para que vocês levem o projeto adiante e que ele se transforme em um produto adotado pelas clínicas de exames, públicas e privadas.

0

Votação popular*

Gostou? Então vote e compartilhe agora:

26+

Alunos

Luiz Fernando Ilha de Lima
Alessa Carolina Marques

Orientadores

Vinícius André Uberti

Instituição

FEICIT – FEIRA INTERNA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais
3
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 26/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: