EnglishPortugueseSpanish

A bioimpresão de células tronco pluripotentes e diferenciação das mesmas como células neurais como método de tratamento para portadores da Atrofia Muscular Espinhal tipo 2

3º lugar

Resumo do projeto

Esse é um trabalho fundamentado em uma pesquisa teórica sobre a bioimpressão de células tronco impressas no bioink(tinta biológica utilizada podendo ser de materiais naturais quanto sintéticos)escolhido junto com diferentes fatores neurotróficos (conjunto de moléculas que ajudam no crescimento, sobrevivência e diferenciação dos neurônios).Focado na desenvoltura de um possível método de tratamento para pacientes com a Atrofia Muscular Espinhal (AME), mais especificamente o tipo 2. A ideia do trabalho era estudar esses processos (de bioimpressão) atrelados as técnicas de diferenciação de células tronco. E juntando com as pesquisas sobre os diferentes tipos de bioinks e os diferentes fatores neurotróficos desenvolver um tratamento inicialmente a base de células tronco e posteriormente em um tipo de tratamento com as próprias células neurais dos neurônios motores. A partir dos dados obtidos vemos que a AME é uma doença genética autossômica recessiva (sendo autossômica ela se manifesta independente do gênero e sendo recessiva ela necessita do gene dos dois progenitores para se manifestar), acontecendo frequentemente de um a cada 40-60 nascimentos. Foi escolhido dar um foco maior para o tipo dois porque entre os quatro tipos diferentes ele é o com maior e mais variada expectativa de vida, sendo de 10-40 anos. Feitas essas pesquisas mais aprofundadas sobre a doença da AME em si as pesquisas seguiram o caminho se voltando para o processo de bioimpressão em si, começando pelos diferentes fatores neurotróficos que poderiam ser utilizados. Para ao fim delimitar de fato quais seriam mais benéficos para esse tratamento teórico sendo desenvolvido. O próximo passo foi o levantamento de dados relacionados aos testes feitos para garantir o sucesso do processo. Em função disso foram feitas pesquisas sobre os principais marcadores do tecido neural, uma vez que eles fossem identificados no tecido bioimpressão isso garantiria que estava no caminho certo para aquelas células se diferenciarem em neurônios. Depois para garantir que a deleção do cromossomo envolvendo o gene de sobrevivência do neurônio motor fosse corrigido foram necessárias pesquisas sobre a expressão de proteína e a expressão gênica. Sendo as formas de garantir que após o implante dessas células e diferenciação total delas a proteína estaria sendo expressa de forma correta. A partir de todas as informações obtidas podemos concluir que o mais importante nesse processo são as escolhas. A escolha do método de bioimpressão correto, do bioink correto para depois a inserção dos fatores neutrófilos corretos. Pois isso garante que as células sejam formadas da forma adequada e após implante e diferenciação total seria possível ver na expressão gênica e na expressão de proteína a presença do gene e da proteína de sobrevivência do neurônio motor.

Alunos

Sophia Katz Kaminker

Orientadores

Luiz Henrique da Silva Nali

Instituição

X Mostra De Artes e Ciências ALEF – XXVI Mostra Monográfica do Colégio Bialik
  SP –
  Brazil

Votação popular*

Gostou? Então vote e compartilhe agora:

7+

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sophia Pires
Sophia Pires
6 meses atrás

Muito Bom
Parabéns

0

Votação popular*

Gostou? Então vote e compartilhe agora:

7+

Alunos

Sophia Katz Kaminker

Orientadores

Luiz Henrique da Silva Nali

Instituição

X Mostra De Artes e Ciências ALEF – XXVI Mostra Monográfica do Colégio Bialik
  SP –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais
1
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 26/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: