Programação de atividades

27º Seminário Internacional de Educação Tecnológica

Educação, pesquisa e tecnologias: possibilidades para além da pandemia

03/12 – 08:30 – Abertura
03/12 – 09:00
– Lançamento das revistas: Liberato Científica, Expressão Digital e Revista Liberato
03/12 – 17:30 – El uso de plataformas y recursos online para la educación tecnológica
04/12 – 15:30 – Mídias Digitais e Entretenimento no Ensino e Aprendizagem

2º Seminário Internacional de Educação Tecnológica

Jovens Pesquisadores

A pesquisa científica: questões teóricas e metodológicas em tempo de pandemia

5º Seminário de Pesquisa

Mostratec Júnior

03/12 – 09:30 – A importância das ciências, tecnologias e inovação em tempos de pandemia
03/12 – 10:30 – Tecnologias móveis nas escolas e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)
03/12 – 14:30 – Mundo virtual e realidade aumentada para práticas de pesquisa em tempos de isolamento…
04/12 – 09:30 – A popularização da Ciência: Iniciativas de Jovens Cientistas Brasileiros
04/12 – 11:00 – Olimpíadas de Saúde e Meio ambiente
04/12 – 14:00 – Apresentações Visuais para o Ensino Remoto: conceitos, tipos e ferramentas online
04/12 – 15:30 – Mídias Digitais e Entretenimento no Ensino Aprendizagem

Corrida Mostratec / Feevale / SESC

Sesc Correr em Casa

O evento faz parte do projeto Sesc Correr em Casa que incentiva a prática de exercícios físicos a partir de uma corrida virtual ao vivo entre todos os participantes.

MOSTRABOT

Conheça o projeto que levará um robô até sua casa para você entrar no mundo da robótica.

09/12 – 09:00 – Introdução a modelagem e impressão 3D
10/12 – 09:00 – Introdução a eletrônica e programação
11/12 – 09:00 – Montagem do Robô e Indústria 4.0

Monstros do Passado

Prof. Dr. Hugo Schmidt Neto (PNPD – UNISINOS)

As crianças devem desenhar como elas imaginam que foram os monstros pré-históricos e onde viviam. No dia do evento os desenhos serão apresentados e discutidos e posteriormente ocorrerá uma apresentação do ministrante sobre quais foram os animais mais horripilantes do passado da Terra.

A Música e as Emoções

Isabel Hoffmann Brum (R.C. SCHOOL – CANADÁ) e Paulo Brum (UFRGS)

A música é um ingrediente que está muito presente na vida de todos. É difícil encontrar alguém que não gosta, não é mesmo? Mas por que nos envolvemos tanto com a música? De que forma ela se relaciona com as nossas emoções? E de que forma as influencia? Qual a relação da mesma com a ciência?

CIRDI

Etapa Classificatória e Final

09/12 – 13:30 – Etapa final do Campeonato Internacional de Robótica a Distância

Teste de Orientação Profissional

Precisando de ajuda para uma mudança de rota?

Mais respostas e menos dúvidas. Faça o teste de orientação profissional da Unisinos e descubra o melhor caminho para você. É gratuito e você pode conversar sobre o resultado com nossas psicólogas.

Processo de Criação de Games

Guilherme Theisen, Bernardo Benites, Eduardo Scheffler, Eduardo Fernando Muller

Apresentação do processo de criação de jogos digitais, abordando áreas profissionais da indústria como design de jogos, artes visuais, programação, entre outros. Além disso, será discutido sobre os processos de tomada de decisão e de criação dentro da área do desenvolvimento.

Orientação profissional, vamos falar sobre isso?

Psicóloga Carmen Dorneles – CRP-RS 07/27903

Fazer a escolha profissional, nem sempre é fácil. Mas podemos te ajudar a tomar a melhor decisão, entender suas preferências e auxiliar a qual caminho escolher. Vamos conversar?

Pesquisa científica aplicada ao voluntariado aliado aos ODS

Ana Carolina Pont e Carlos Eduardo Araujo (Voluntários – Criadores do Projeto Eu Vou e Pronto, Ex-alunos da Fundação Liberato)

Através de uma palestra, o casal de voluntários Ana Carolina e Carlos Eduardo, vão demonstrar como a formação do pensamento técnico científico foram fundamentais em todas as etapas, do planejamento a execução, nos 14 projetos de trabalho voluntários ao redor do mundo. Todos os projetos de voluntariado estão relacionados com pelo menos um dos 17 ODS.

Oficina de Desenvolvimento de Games

Professor Gerson Klein

Aprenda os primeiros passos no desenvolvimento de jogos digitais e inicie sua carreira em uma das mídias mais fantásticas que existe!

Diferente, curioso, científico: Brasil e Canadá, um mundo de descobertas

Henrique Fuhrmann (M. C. O. C. High School – CANADÁ) e Lucrécia Raquel Fuhrmann (University of Regina – CANADÁ)

Mudanças fazem parte da vida de todas as pessoas. Essas mudanças podem ser internas ou externas, inclusive de um lugar do planeta para outro. A partir da mudança geográfica do Brasil para o Canadá, os ministrantes pretendem mostrar várias constatações e alguns sentimentos que esse desejo de mudança pode provocar na vida das pessoas.

Maquetes com material reciclado

Professora Ana Lilian Souza

A oficina de maquetes visa trabalhar a questão da conscientização ambiental, tema central do Projeto de Extensão Concretizando o Futuro , através da utilização de técnicas de desenho que são aprendidas na disciplina de geometria no curso de Arquitetura e Urbanismo. Já que estamos no mês de dezembro, cada participante confeccionará uma mini árvore de Natal utilizando materiais disponíveis em sua residência que seriam descartados.

Prática Virtual Pilha de Daniel

Professora Ana Lilian Souza

A primeira pilha capaz de manter uma corrente elétrica constante por um período razoavelmente longo foi construída em 1836 por Daniell. A pilha de Daniell nada mais é que uma pilha eletroquímica que, através de um processo espontâneo, transforma energia química em energia elétrica por meio de uma reação de oxirredução. Nesta oficina iremos abordar os  conceitos básicos da pilha de Daniell e, através de um laboratório virtual, mostrar o seu funcionamento.

Aprenda a desenhar de forma criativa – Técnicas de Criação de Personagens para Games

Guilherme Theisen, Bernardo Benites, Eduardo Fernando Muller

Oficina prática para aprender como desenhar através de formas básicas, descobrindo personagens de modo criativo. Na oficina, serão apresentadas algumas técnicas para facilitar o processo criativo na elaboração de personagens de vários tipos, que são utilizadas por profissionais na indústria de jogos e de artes visuais. Não precisa “saber” desenhar!

Cerimônia de Abertura da Mostratec Virtual

Videoconferência

Eu, cientista? Como fazer iniciação científica na sua escola

Leonardo Fernandez (Colégio Interativa – Londrina)

Entre as finalidades da oficina estão a de apresentar a importância de participar de projetos de iniciação científica na Educação Básica, Aprender a realizar e apresentar seu projeto em uma feira de ciências; Apresentar ideias e ferramentas que ajudem professores e alunos a desenvolverem sua pesquisa.

Comunicação sobre Ciências para promover a alfabetização científica

Logan Petlak (Prairie South Schools – CANADÁ)

Este workshop enfatiza o papel de provocar o diálogo sobre ciência e pesquisa de uma forma que envolva um público diverso para entender o material para trazer mudanças ecológicas – incluindo o valor de criar e usar modelos e representações de dados.

Computação Gráfica e Realidade Virtual

Prof. Fabrício Pretto

A Computação Gráfica (CG) está presente em nosso dia a dia em jogos, propagandas e principalmente em filmes. Os efeitos gráficos têm proporcionado alto grau de realismo às cenas e muita emoção aos usuários. A Realidade Virtual (RV), muito ligada à CG, permite aos participantes vivenciar experiências virtuais como se fossem reais, modificando a forma de interagir com o mundo que nos cerca. 

Nessa oficina faremos um passeio pelos principais conceitos da área de CG: placas gráficas, jogos e renderização. No segmento de RV discutiremos: dispositivos de entrada e saída, aplicações e ferramentas para construção de ambientes. Conheça mais a Univates clicando aqui.

Oficina Currículos + Processo Seletivo

Carla Klöckner

Oficina com dicas para turbinar o currículo, e se destacar. Além disso, teremos super dicas para mandar bem em processo seletivo.

Desenvolvimento de Games utilizando a Unity

Guilherme Theisen, Eduardo Scheffler, Eduardo Fernando Muller

Apresentação sobre a ferramenta Unity para construção de games 2D e 3D. Nesta oficina, um profissional da área de games irá demonstrar como a ferramenta digital é utilizada na indústria para a criação de jogos digitais, abordando elementos chave da área.

A magia do pH

Euler Eduardo Lisboa de Moura e Alana Persch (FUNDAÇÃO LIBERATO)

Oficina consiste na apresentação de um experimento químico simples e que pode ser feito em casa com a supervisão de um adulto, utilizando um vegetal muito conhecido: o repolho roxo. Através do experimento, será possível observar a diferença entre substâncias alcalinas e ácidas além da criação de uma linda escala de cores. Além do passo a passo da realização do experimento, será explicada a teoria do surgimento das diferentes cores.

Conhecendo as engenharias da Unisinos

São muitas opções, e nem sempre se sabe na ponta da língua qual engenharia escolher como profissão.

Então, bora bater um papo com os professores da Unisinos para saber um pouco mais sobre as engenharias? Estamos te esperando.

Não sabe qual área da universidade combina mais com você?

Quiz Unisinos

Qual série você mais curte assistir? E quem é você numa festa surpresa? No Quiz Conecta, você se diverte conhecendo mais de você mesmo – o que é bem importante quando chegar a hora de escolher um curso. Acesse a página e faça o Quiz Conecta!

Oficina de Programação

Professor Antonio Neto

“Os programadores são os magos do futuro”. Aprenda os primeiros passos no desenvolvimento de softwares e programação em uma das carreiras mais promissoras da atualidade!

Introdução a Programação e Robótica

Rafaela Hartmann De Zorzi (CANAL PROGRAMANDO COM A RAFA – Estudante da Rede Municipal de NH)

A oficina tem como objetivo uma introdução a programação e a robótica com base na placa Arduino. Os temas abordados serão: Placa e o softwares Arduino, Conceitos básicos de eletrônica, Componentes básicos para o desenvolvimento dos primeiros projetos, Programação básica com ArduBlock, Desenvolvimento de projetos básicos, e demonstração de projetos mais elaborados.

Oficina Prática Virtual MRU – Caixa da Ciência

Professores Adriano, Everton e Nathalia

Apesar de o MRU ser o movimento mais simples que se possa imaginar, ele não ocorre frequentemente na natureza. Isso se deve ao fato de que um objeto quando impelido a colocar-se em movimento, dificilmente consegue manter-se em velocidade constante devido às forças que atuam sobre ele.

Criação de Jogos Digitais para a Aprendizagem na Escola

Guilherme Theisen, Bernardo Benites, Eduardo Scheffler, Eduardo Fernando Muller

Apresentação do processo de criação de jogos digitais voltados para a aprendizagem, demonstrando o potencial deste tipo de jogo na educação. Na oficina, também serão discutidos alguns dos jogos desenvolvidos no contexto do Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA), na Universidade Feevale, voltados para a área educacional.

Quiz Arquitetura Sob Lentes

Professor Lucas Volpatto

O Quiz Arq. sob Lentes é uma atividade de observação e reconhecimento de pontos da capital gaúcha. Através de um jogo de adivinhação se poderá conhecer um dos acervos mais importantes de arquitetura de Porto Alegre e ficar sabendo fatos importantes e curiosos sobre edificações emblemáticas da cidade.

Teste de Orientação Profissional

Precisando de ajuda para uma mudança de rota?

Mais respostas e menos dúvidas. Faça o teste de orientação profissional da Unisinos e descubra o melhor caminho para você. É gratuito e você pode conversar sobre o resultado com nossas psicóloga.

Teste de Orientação Profissional

Precisando de ajuda para uma mudança de rota?

Mais respostas e menos dúvidas. Faça o teste de orientação profissional da Unisinos e descubra o melhor caminho para você. É gratuito e você pode conversar sobre o resultado com nossas psicólogas.

Live Gato Galactico

Aprenda se divertindo com o Gato Galactico!

O Gato Galactico vai bater um papo com a criançada. O Youtuber com mais de 13 milhões de inscritos vai bater um papo e dar dicas de como usar a imaginação e a criatividade para tornar a aprendizagem mais divertida.

Desafio Jornada ao Mundo do Empreendedorismo

Estudantes do 8º e 9º ano e do ensino médio

Desafiar o estudante a encontrar soluções de maneira criativa, buscando a conexão com a sua capacidade de gerar ideias e identificar novas possibilidades, descobrindo novos caminhos e oportunidades para criar um negócio. Pitch – Banca de avaliação – Premiação – Desafie-se!

Não sabe qual área da universidade combina mais com você?

Quiz Unisinos

Qual série você mais curte assistir? E quem é você numa festa surpresa? No Quiz Conecta, você se diverte conhecendo mais de você mesmo – o que é bem importante quando chegar a hora de escolher um curso. Acesse a página e faça o Quiz Conecta!

Oficina de Inteligência Artificial

Professor Vinicius Cassol

Aprenda sobre os principais conceitos de Inteligência Artificial e como afetam a nossa vida.

Prática Virtual Engenharias – ENGEUQUERO

Professores Eduardo e Maílson

Aprenda conceitos básicos sobre o funcionamento das estruturas e quais as preocupações que o engenheiro deve ter ao projetá-las.

Quiz Arquitetura Sob Lentes

Professor Lucas Volpatto

O Quiz Arq. sob Lentes é uma atividade de observação e reconhecimento de pontos da capital gaúcha. Através de um jogo de adivinhação se poderá conhecer um dos acervos mais importantes de arquitetura de Porto Alegre e ficar sabendo fatos importantes e curiosos sobre edificações emblemáticas da cidade.

Cerimônia de Premiação da Mostratec Virtual

Videoconferência