Oficina do Cientista Júnior

Programação

Confira a seguir a programação das oficinas virtuais que acontecerão durante a Mostratec Virtual, reserve já a sua vaga!

Monstros do Passado

Prof. Dr. Hugo Schmidt Neto (PNPD – UNISINOS)

As crianças devem desenhar como elas imaginam que foram os monstros pré-históricos e onde viviam. No dia do evento os desenhos serão apresentados e discutidos e posteriormente ocorrerá uma apresentação do ministrante sobre quais foram os animais mais horripilantes do passado da Terra.

A Música e as Emoções

Isabel Hoffmann Brum (R.C. SCHOOL – CANADÁ) e Paulo Brum (UFRGS)

A música é um ingrediente que está muito presente na vida de todos. É difícil encontrar alguém que não gosta, não é mesmo? Mas por que nos envolvemos tanto com a música? De que forma ela se relaciona com as nossas emoções? E de que forma as influencia? Qual a relação da mesma com a ciência?

Pesquisa científica aplicada ao voluntariado aliado aos ODS

Ana Carolina Pont e Carlos Eduardo Araujo (Voluntários – Criadores do Projeto Eu Vou e Pronto, Ex-alunos da Fundação Liberato)

Através de uma palestra, o casal de voluntários Ana Carolina e Carlos Eduardo, vão demonstrar como a formação do pensamento técnico científico foram fundamentais em todas as etapas, do planejamento a execução, nos 14 projetos de trabalho voluntários ao redor do mundo. Todos os projetos de voluntariado estão relacionados com pelo menos um dos 17 ODS.

Diferente, curioso, científico: Brasil e Canadá, um mundo de descobertas

Henrique Fuhrmann (M. C. O. C. High School – CANADÁ) e Lucrécia Raquel Fuhrmann (University of Regina – CANADÁ)

Mudanças fazem parte da vida de todas as pessoas. Essas mudanças podem ser internas ou externas, inclusive de um lugar do planeta para outro. A partir da mudança geográfica do Brasil para o Canadá, os ministrantes pretendem mostrar várias constatações e alguns sentimentos que esse desejo de mudança pode provocar na vida das pessoas.

Eu, cientista? Como fazer iniciação científica na sua escola

Leonardo Fernandez (Colégio Interativa – Londrina)

Entre as finalidades da oficina estão a de apresentar a importância de participar de projetos de iniciação científica na Educação Básica, Aprender a realizar e apresentar seu projeto em uma feira de ciências; Apresentar ideias e ferramentas que ajudem professores e alunos a desenvolverem sua pesquisa.

Comunicação sobre Ciências para promover a alfabetização científica

Logan Petlak (Prairie South Schools – CANADÁ)

Este workshop enfatiza o papel de provocar o diálogo sobre ciência e pesquisa de uma forma que envolva um público diverso para entender o material para trazer mudanças ecológicas – incluindo o valor de criar e usar modelos e representações de dados.

A magia do pH

Euler Eduardo Lisboa de Moura e Alana Persch (FUNDAÇÃO LIBERATO)

Oficina consiste na apresentação de um experimento químico simples e que pode ser feito em casa com a supervisão de um adulto, utilizando um vegetal muito conhecido: o repolho roxo. Através do experimento, será possível observar a diferença entre substâncias alcalinas e ácidas além da criação de uma linda escala de cores. Além do passo a passo da realização do experimento, será explicada a teoria do surgimento das diferentes cores.

Introdução a Programação e Robótica

Rafaela Hartmann De Zorzi (CANAL PROGRAMANDO COM A RAFA – Estudante da Rede Municipal de NH)

A oficina tem como objetivo uma introdução a programação e a robótica com base na placa Arduino. Os temas abordados serão: Placa e o softwares Arduino, Conceitos básicos de eletrônica, Componentes básicos para o desenvolvimento dos primeiros projetos, Programação básica com ArduBlock, Desenvolvimento de projetos básicos, e demonstração de projetos mais elaborados.